A CRÍTICA DA DANÇA neste novo momento que estamos vivendo. Como a arte deve e pode seguir, como nos reinventarmos? O que fica? O que não fica? O que surge?
A transformação digital na prática cultural pela perspectiva de jornalistas e críticos da dança mundial. Uma conexão entre França, Reino Unido, Brasil e você.
Rosita Boisseau
Paris, França
Rosita Boisseau é uma jornalista livre para o Le Monde e Télérama e crítica de dança. É autora de monografias sobre Régine Chopinot (Armand Colin), Philippe Decouflé (Textuel), José Montalvo e Dominique Hervieu (Textuel) Balé (Textuel), Panorama da dança contemporânea (Textuel), Danse et art contemporain (Scala, 2011), Photographier la danse (Scala, 2013), Danse contemporaine (Scala, 2016), Le Cirque contemporain e Danser Pina (Textuel, 2018).
Sanjoy Roy
Reino Unido
Sanjoy Roy escreve sobre dança para o jornal Guardian desde 2002 e é editor da Springback Magazine, lançada em 2018 para cobrir a nova dança contemporânea na Europa. Ele mantém um arquivo de sua escrita em sanjoyroy.net
Adriana Pavlova
Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Adriana Pavlova é jornalista, crítica de dança do Jornal O Globo e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC- Rio. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da UFRJ e autora dos livros "Coreografia de uma década: O Panorama RioArte de Dança" (Casa da Palavra, 2001) e "Maria Olenewa, A Sacerdotisa da Dança" (Coleção Memória do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001). Em janeiro e fevereiro de 2020 foi pesquisadora residente no Centquatre-Paris.
Fernanda Perniciotti
São Paulo/SP, Brasil
Fernanda Perniciotti, doutora em Comunicação e Semiótica, pesquisadora de Comunicação e Política e especialista em Políticas Culturais. Crítica de Dança do Estadão.
Annette Jeannot
Paris, França
Uma vida inteira na dança. Após estudos coreográficos e valiosa experiência com coreógrafos, funda e dirige uma estrutura de suporte e produção dedicada aos jovens coreógrafos Les Journées Danse Dense, então uma rede nacional de Petites Scènes Ouvertes e uma plataforma nacional. Participa de eventos internacionais. Especialista em dança, participa de comissões de assistência à escrita coreográfica. 40 anos de "Danças e Densas".